/InfoMoney ganha dois colunistas: Guilherme Affonso Ferreira e Cesar Grafietti

InfoMoney ganha dois colunistas: Guilherme Affonso Ferreira e Cesar Grafietti


Guilherme Affonso Ferreira e César Grafietti

SÃO PAULO – O
InfoMoney acaba de ganhar mais dois colunistas: Cesar Grafietti, especialista em esportes e finanças, e Guilherme Affonso Ferreira, um dos maiores investidores individuais da Bolsa brasileira

Com perfis bem diferentes, eles vão ampliar o leque de assuntos que o InfoMoney aborda com histórias interessantes e análises embasadas.

Grafietti é economista, foi executivo do banco Itaú e BBA e se especializou em analisar a gestão e as finanças do esporte. Seu relatório sobre a situação financeira dos clubes brasileiros de futebol tornou-se referência no país.

Atualmente, é consultor da CBF e escreve relatórios para o BBA e a consultoria EY. No InfoMoney, ele escreverá sobre os números de todos os esportes, das ligas americanas ao tênis. Confira sua primeira coluna, sobre os bilhões que movimentam o futebol europeu.

Affonso Ferreira vai escrever sobre sua experiência na Bolsa. Ele começou a investir em ações nos anos 80, pouco depois de se formar em engenharia, quando ficou responsável por aplicar o caixa da empresa de seu pai, uma revendedora da fabricante de máquinas, motores e veículos pesados Caterpillar.

Depois de um tempo, seu pai vendeu a empresa e os recursos foram usados para montar uma carteira de ações. A filosofia de investimentos era comprar participações relevantes em empresas para poder participar de decisões estratégicas.

Uma de suas grandes tacadas foi a compra de ações do Unibanco. Affonso Ferreira foi membro do conselho de administração e acionista relevante do banco entre 1984 e 2008, quando o banco se fundiu ao Itaú. Nesse período, teve um rendimento de 70% ao ano, em dólares, com as ações do Unibanco.

Atualmente, é sócio da Teorema Gestão de Ativos e conselheiro de empresas como Arezzo, B3, M. Dias Branco e T4F. De 2015 a 2018, foi conselheiro da Petrobras, participando ativamente do programa de recuperação da companhia.

Invista seu dinheiro com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta gratuita na XP.

Original Source