/Federal Reserve corta taxa de juros nos EUA em 0,25 p.p.

Federal Reserve corta taxa de juros nos EUA em 0,25 p.p.


Federal Reserve

SÃO PAULO – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu nesta quarta-feira (18) cortar a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para a faixa entre 1,75% e 2,00%. A decisão, porém, não deu muitas sinalizações sobre a possibilidade de novos cortes.

Pela primeira vez dede 2016, três presidentes de Fed regionais – Esther George, de Kansas City, Eric Rosengren, de Boston, e James Bullard, de St. Louis – votaram contra este corte de 0,25 p.p.. George e Rosengren votaram pela manutenção das taxas, enquanto Bullard defendeu um corte de 0,50 p.p..

“Embora os gastos das famílias tenham aumentado em um ritmo forte, o investimento nas empresas e as exportações enfraqueceram”, disse o Fomc em comunicado. As autoridades mantiveram sua promessa de “agir conforme apropriado para sustentar a expansão” da atividade.

A taxa de juros de referência foi reduzida “à luz das implicações dos desenvolvimentos globais para as perspectivas econômicas, bem como das discretas pressões inflacionárias”, disse o comitê. O Fomc continuou a caracterizar o mercado de trabalho como “forte” com ganhos de emprego “sólidos”.

Além da redução, o Federal Reserve cortou em 0,30 ponto percentual os juros sobre reservas excedentes (IOER, na sigla em inglês), em meio a uma quebra nesta semana no mercado de recompra noturna.

A ação teve como objetivo manter a taxa de fundos dentro do seu objetivo. O IOER, historicamente, teve o papel de ser como uma segurança extra para a taxa de fundos.

Houve também uma atualização do chamado gráfico de pontos do Fed, que traz as previsões do BC americano para indicadores importantes da economia. Os dados mostram ainda uma divisão sobre a necessidade de mais flexibilização, não apenas para 2019, como para os próximos anos.

Sete membros veem a taxa no final de 2019 de 1,625%, enquanto outros cinco projetam os juros em 1,875%, ao passo que outros cinco apontam para 2,125%. Nenhum integrante do Fed vê as taxas abaixo de 1,625% até 2022.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Original Source