/China e EUA tiveram “discussões construtivas” sobre primeira fase de acordo comercial

China e EUA tiveram “discussões construtivas” sobre primeira fase de acordo comercial


Bandeiras da China e dos EUA (Crédito: Shutterstock)

SÃO PAULO – O vice-primeiro-ministro chinês Liu He manteve conversas por telefone com o representante comercial dos EUA Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro americano Steven Mnuchin na manhã deste sábado, segundo informações da agência Xinhua.

Durante as conversas, os dois lados tiveram “discussões construtivas” sobre as principais preocupações em relação ao fechamento da primeira fase do acordo comercial e concordaram em manter uma comunicação estreita.

O secretário de Comércio dos Estados Unidos (EUA), Wilbur Ross, havia dado indicações, em entrevista à FOX TV, na sexta-feira, de que o país poderá, em breve, finalizar um desenho de acordo com a China.

Segundo Ross, estão sendo discutidos os últimos detalhes das negociações. Um funcionário de alto escalão da Casa Branca também deu indicações de que os dois países estão quase chegando a um acordo.

Recorde

As perspectivas positivas em relação ao fechamento das negociações para acabar com a guerra comercial levaram os mercados acionários americanos a renovarem suas máximas na sexta-feira, com o índice industrial Dow Jones ultrapassando, pela primeira vez, a marca de 28 mil.

O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou na terça-feira de que poderia assinar em breve um acordo. No entanto, as divergências estão concentradas na aquisição, pela China, de produtos agrícolas americanos e à retirada parcial de tarifas sobre produtos chineses por parte de Washington.

O governo americano diz que, a menos que haja progresso, o país irá impor uma tarifa adicional sobre smartphones fabricados na China a partir de 15 de dezembro.

(Com Agência Brasil)

Invista seu dinheiro com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta gratuita na XP.

Original Source