/Bolsas da Ásia caem até 8%, mas Europa abre em alta com pacote do BCE

Bolsas da Ásia caem até 8%, mas Europa abre em alta com pacote do BCE


SÃO PAULO – Os mercados mundiais têm comportamentos distintos na manhã desta quinta-feira.

As bolsas europeias abriram em alta, com os investidores reagindo bem ao pacote de estímulos de 750 bilhões de euros anunciado ontem pelo Banco Central Europeu (BCE). “Tempos extraordinários pedem medidas extraordinárias”, disse Christine Lagarde presidente do BCE, que era contrária a injetar dinheiro nos mercados. Contudo, logo perderam o ímpeto e passaram a registrar queda, ainda em meio ao cenário de temor com os efeitos da pandemia do coronavírus nas economias, a despeito das medidas de estímulos.

Por volta das 9h54, porém, as bolsas de Alemanha e Londres passaram a cair 0,77% e 1,73%, o mercado da França tinha baixa de 0,46%.

Os índices futuros de Nova York passaram a cair mais forte Há pouco, o futuro do Dow Jones caía 2,08%, o do S&P 500 perdia 2,24% e do Nasdaq tinha baixa 1,5%.

Vale destacar que, a partir de sexta, a bolsa de valores de Nova York ficará com o pregão temporariamente interrompido e operando apenas no no eletrônico até a próxima segunda-feira (23). A decisão veio também depois que um trader e um funcionário da NYSE testaram positivo para COVID-19.

Os preços dos contratos futuros de petróleo subiam: o WTI tinha alta de cerca de 8% e o Brent valorizava 3%.

As bolsas de valores da Ásia tiveram mais um dia de volatilidade e pânico nesta quinta-feira, com Seul liderando as quedas e afundando cerca de 8%, com acionamento do circuit-breaker.

A bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 2,3%, enquanto as da China e do Japão encerraram com desvalorização de cerca de 1%.

O medo do avanço da epidemia do coronavírus apavora os investidores, que fogem para ativos considerados mais seguros, como o dólar – a moeda americana se valoriza frente a todas de países emergentes.

O comportamento dos mercados nesta manhã indica que mais um dia de volatilidade aguarda os investidores.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!

Original Source